Saímos de Garanhuns em direção a Venturosa, nosso destino final era o Parque da Pedra Furada. Chegando em Venturosa, entramos a direita e seguimos pela estrada que dá acesso a Alagoinha, alguns quilômetros depois já vimos a primeira placa sinalizadora do Parque da Pedra Furada. Mais alguns quilômetros em numa estrada de terra, já vimos à majestosa rocha (foto 1)
Estrada que dá acesso ao Parque, a Pedra Furada vista do longe |
A Pedra Furada constitui uma das mais belas paisagens do Estado, ela é um monolítico gigantesco, de formação granítica e com perfuração central, formando uma espécie de arco, sendo um cenário totalmente esculpido pela natureza. Atualmente há uma infraestrutura para o turismo de nível básico, com lanchonete, espaço para camping, banheiros, estacionamento e iluminação noturna. Todo espaço é circundado por uma paisagem semiárida (foto 2)
Vegetação de Caatinga - período de seca |
Para termos acesso à base da Pedra Furada é necessário subir uma escadaria com cerca de 360 degraus, a subida pode parecer árdua à primeira vista, porém, a cada passo dado, a natureza nos surpreende com sua beleza. (foto 3)
Escadaria |
Na época que visitamos estava na estação de seca, mesmo assim a paisagem estava muito bonita. No topo da Rocha há bastante sombra. É um local acessível para crianças, minhas sobrinhas (12 e 7 anos) desbravaram conosco essa Maravilha.
Sombra |
Há diversas inscrições rupestres espalhadas nas paredes da pedra, dentre as mais famosas está a de uma mulher grávida com as mãos para cima. (foto 4)
Já que não há controle de visitação lá, infelizmente algumas pessoas realizam vandalismos no ambiente, como pichações, e isso acaba comprometendo as pinturas rupestres, por favor, ao visitar o lugar, tenha cuidado, e se ver alguém fazendo esse tipo de ação, converse com a pessoa. Essas pinturas contam um pouco do nosso passado (como vivíamos, os animais e plantas que existiam na época, etc), elas são importantíssimas.
Pintura Rupestre |
A pedra furada é um destino bastante visitado, principalmente para a prática do rapel, camping, ou apenas para por instantes apreciar a grandeza da natureza. Já estive várias vezes e amo esse lugar.
Conheça você também 😃
Abração,
Mariana 💕
Nenhum comentário:
Postar um comentário